TRANSCRITO DA REVISTA DA ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE CIRURGIÕES DENTISTAS (APCD)  VOL. 52 - N 2 - MAR./ABR. - 1998

ORIENTANDO O PACIENTE
 
RETRAÇÃO GENGIVAL
 
 
Dr. José Antonio Sousa Pinto
Especialista em Periodontia
 

O que e retração gengival?
É o deslocamento da gengiva, provocando a exposição da raiz do dente. Isso pode ocorrer em um só dente ou em vários.
 
 
 

O que ocasiona essa retração?
A causa não é fácil de determinar. Existem varias hipóteses: traumatismo por escovação (fricção exagerada com escova dc cerdas duras): inflamação da gengiva pela presença da placa bacteriana; trauma oclusal (forças excessivas sobre o dente causadas por má posição dentária ou por restaurações "altas" ); restaurações desadaptadas na região gemgoval; posição alta dos freios labiais e lingual;  movimentos ortodônticos realizados de maneira incorreta; dentes apinhados (encavalados); pouca espessura do osso que recobre a raiz.
 

Por que nessa situação os dentes ficam mais sensíveis ?
Devido à exposição da raiz, a camada que a reveste (cemento) desaparece, expondo a dentina, que é sensível.  Bochechos com soluções fluoretadas podem amenizar o problema.
 

Tem relação com a idade  ?
Uma certa retração gengival generalizada é percebida com o passar dos anos e considerada normal. Algumas pessoas são mais susceptíveis que outras. A retração pode avançar em alguns períodos e, em outros, permanecer estacionária.
 

Existe tratamento?
Normalmente, o que se faz e evitar a evolução desse processo por intermedio de escovação adequada, limpeza profissional, ajuste oclusal, remoção de hábitos nocivos,  remoção de excessos de materiais restauradores. se houver, e, se for o caso, corrigir a má posição do dente com aparelho ortodôntico.

É possivel recobrir a raiz novamente ?
Sim, por intermédio de técnicas cirúrgicas utilizadas principalmente em retração de um ou no máximo dois dentes.  São cirurgias de resultados não previsíveis, em que, em determinadas situações, vale a pena tentar.  São feitas principalmente visando à estética.

Se não se fizer a cirurgia, pode-se perder o dente?
A retração, por si só, não provoca a perda do dente, desde que as causas sejam eliminadas e que não haja inflamação.