AUSÊNCIA CONGÊNITA
UM (1) INCISIVO LATERAL SUPERIOR
 

Recebi, pela Internet, a consulta que segue. Pareceu-me que pode ser do interesse de outras pessoas com casos semelhante, assim estou divulgando os esclarecimentos.

CONSULTA:

Gostaria de saber a sua opinião, sobre tipo de aparelho, implante, idade
de implante, pois minha filha, tem ausência de um incisivos lateral superior.
Ela tem quase 12 anos. Eu gostaria de saber sua opinião a respeito.

RESPOSTA:

Prezada Senhora:
Com prazer especial respondo sua consulta. Não é a primeira, mas é uma das primeiras.  Acredito que no futuro este será um excelente meio inicial de comunicação para consultas na área de saúde, assim como tem sido em outras áreas.
A ausência congênita de incisivo lateral superior, uni ou bi lateral, é um acontecimento relativamente comum nos consultórios de ortodontia.
De uma maneira geral, duas opções apresentam-se:
1) manter o espaço e colocar  prótese ( implante ou outra alternativa )
2) fechar o espaço com a ortodontia.
A segunda hipótese é bem mais saudável. É recomendável para o caso de jovens, principalmente quando há falta de espaço. Aproveitaria-se este espaço para solucionar outros problemas que possam existir ( apinhamento - ressalte incisal ).
A idade de 12 anos possibilita a melhor escolha para o caso.
Na opção de implantes, a sua colocação só seria recomendável bem mais tarde. Até chegar o momento oportuno,  deve-se manter o espaço com prótese provisória.
Casos de ausência unilateral, algumas vezes é um fator desfavorável para fechar o espaço, as assimetrias geralmente são mais complicadas.
Quando a comissura labial é alta e mostra muito os dentes e gengivas, as próteses são  altamente desfavoráveis, tanto as próteses tradicionais quanto implantes. 
Assim sendo, para que se tome a melhor decisão para o paciente,  é imprescindível que o caso seja avaliado como um todo. Para tanto será impressindível  radiografias e a análise de um ortodontista.

Cléber
 

        Segue um caso  semelhante ao de sua filha, com ausência de um dos
      incisivos laterais superiores.




 
 
 

    
SUA MANIFESTAÇÃO SERÁ SEMPRE BEM VINDA