PARCIALMENTE PUBLICADO NA REVISTA "ORTODONTIA", ÓRGÃO OFICIAL DA SOCIEDADE PAULISTA DE ORTODONTIA - N. 62 -  MAIO/JUNHO/JULHO/AGOSTO 2000.

Todos estamos preocupados em que os cursos de Ortodontia e Ortopedia Facial tenham excelente qualidade de ensino. Deve-se perseverar nesta tarefa, que sempre foi propósito do CFO, SPO e outras entidades da Ortodontia.
Entretanto, concomitantemente, outros caminhos devem ser perseguidos. Um deles é procurar estabelecer conceitos filosóficos fundamentais, em algumas áreas da Ortodontia e Ortopedida Facial, a fim de melhor orientar aqueles que se iniciam no diagnóstico e plano de tratamento ortodôntico.
Atualmente há, primordialmente, necessidade de maiores esclarecimentos sobre extrações,  expansões e distalamentos, com finalidade de ganhar espaço para o alinhamento e bom relacionamento dos dentes.  Novas técnicas, novas e velhas  aparatologias, oferecem recursos fantásticos para que se realizem grandes expansões e distalamentos, sendo apresentadas, algumas vezes,  sem que se esclareçam, minuciosamente, quando elas estão indicadas, até quando e porque devem ser praticadas.  Estes questionamentos são sumamente importantes e carecem de maiores esclarecimentos. Extrações,  expansões  e distalamentos  desenfreados e inadequados causam maior mal, aos pacientes, do que a sua maloclusão original. Estabelecer uma orientação segura, ditada por eminentes profissionais da Ortodontia e da Ortopedia Facial, será uma contribuição de significativo valor para a Odontologia. Seguindo está idéia, a Sociedade Paulista de Ortodontia, realiza o Workshop, " Extrações não Extrações ".
 
 
                    CONCLUSÕES DO WORKSHOP SOBRE EXTRAÇÕES    

                         V Simpósio de Informática na Ortodontia e Ortopedia Facial 


                                   PONDERAÇÕES DO AUTOR DESTA HOMEPAGE
 
 

                                  Expansões  

                                  Extrações não Extrações (  conferência Buenos Aires ) 

                                  Extrações Não Extrações em Ortodontia 

                                 Casos clínicos de expansões indevidas 
 

                                 Contenção para toda vida ? 

                          Curso Extações não Extrações