Quem Somos 
Clínica 
Ortodontia 
Tratamento 
Cuidados na Escovação 
Contato 
Cuidados na Escovação 

Veja algumas dicas para você cuidar da limpeza de seus dentes e do seu aparelho. 
1. Retire os elásticos.

2. Use fio dental de extremidade rígida para limpar as superfícies laterais dos dentes.

3. Para a escovação use uma escova ortodôntica
4. Na escovação, posicione a escova num ângulo de 45º, direcionando as pontas das cerdas para o sulco gengival.

Comprima e vibre as cerdas suavemente contra as gengivas com pequenos movimentos horizontais por cerca de 10 segundos por conjunto de 2 dentes.


5. Realize este procedimento em ambas as arcadas, superior e inferior.
6. Onde houver a passagem do fio metálico ortodôntico, além desse procedimento, introduza as cerdas da escova entre o dente e o fio, de modo que suas pontas fiquem direcionadas para a superfície de mastigação. Faça 8 a 10 movimentos de lateralidade por conjunto de 2 dentes. Inverta a posição da escova e introduza as cerdas entre o fio e o dente, de modo que suas pontas fiquem direcionadas para a gengiva e execute os mesmos movimentos.

7. Para limpar as superfícies de mastigação dos dentes superiores e inferiores, faça movimentos vibratórios para frente e para trás com força moderada.
 
 

 

9.Enxágüe a boca e recoloque os elásticos.
 
 
 
 

 

8. Escove a parte
superior da língua.

Alguns dentistas recomendam o uso de uma escova interdental para limpar entre os dentes e, também para higienizar as superfícies próximas ao fio metálico.

1. Introduza a cabeça da escova no cabo, da maneira indicada no diagrama.

2.Com movimentos curtos para dentro e para fora, introduza a ponta da escova suavemente entre os seus para limpar as superfícies laterais.

3.Se o acesso o permitir, a ação limpadora será melhor se você girar a escova suavemente entre o polegar e o indicador.

4.Onde houver a passagem do fio ortodôntico, introduza a escova entre o dente e o fio e faça movimentos delicados de vai-e-vem para uma limpeza adequada.

É importante visitar regularmente seu ortodontista no decorrer do seu tratamento dentário. Deste modo, ele será capaz de verificar o seu progresso, a eliminação da placa bacteriana e ajuda-lo a planejar um programa preventivo de cuidado bucal.