Realizado nos dias
Dias 24, 25 e 26 de abril, 1997 - Porto Alegre
Patrocínio da SOCIEDADE GAÚCHA DE ORTODONTIA - (SOGAOR)

Dr. Dante Rafael Marroni Bello - Presidente da SOGAOR


Carta aos Congressitas

Porto Alegre 03 de junho de 1997
Prezado Senhor:
A Sociedade Gaúcha de Ortodontia, realizou nos dias 24, 25 e 26 de Abril de 1997, o I CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA ORTODONTIA, 5 CONGRESSO DA ALADO e 1 ENCONTRO DOS EX-ALUNOS DO CURSO DE EXTENSÃO EM ORTODONTIA DA PUC/RS, no centro de eventos da PUC, na cidade de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil. O objetivo central do Congresso foi levar ao conhecimento dos colegas da área da Ortodontia e mesmo para os colegas de outras especialidades o que está acontecendo de desenvolvimento tecnológico na área de informática. O programa técnico contou com várias conferências com temas pertinentes a informática na ortodontia, cursos práticos, apresentação de programas, mesas demonstrativas e reuniões paralelas; e com a presença de cerca de 400 participantes. Neste sentido, gostaríamos de agradecer Vossa Senhoria por sua participação no evento, apresentando os métodos de trabalho empregados e as experiências práticas vivenciadas que junto com os demais, garantiu o sucesso do mesmo. Entendemos que a sua presença, foi de significativa importância para o encontro. Esperamos poder sempre contar com sua participação.
Atenciosamente,
Dante Rafael Marroni Bello
Presidente da Sociedade Gaúcha de Ortodontia

 
 
 
 

Dr. Jairo Corrêa - Presidente de Honra do Congresso
EDITORIAL
Antevendo no horizonte o raiar do século XXI, sinto-me feliz e realizado pelo programado no I CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA ORTODONTIA, sob os auspícios da conceituada e atuante SOCIEDADE GAÚCHA DE ORTODONTIA (SOGAOR). Sem dúvida um momento histórico, marcante e que prevê o alvorecer de muitas auroras em prol da Informática na especialidade. Serão instantes de aprimoramento, novos conceitos, novas tendências e um incremento mais amplo da produtividade profissional. O evento será "sui gêneres" porquanto há que realçar a oportunidade de realização do mesmo, levando-se em conta que o Cirurgião Dentista já estabeleceu sua arrancada para o futuro, onde a informática passou a ser básica, a fórmula mágica de quase todas soluções. Servir a humanidade com conhecimentos profundos tem sido o caminho maior da informática, tudo visando um só objetivo, a bandeira do bem estar físico, mental e social da comunidade. Grande investida, linhagem pura e trabalho magnífico da tradicional SOCIEDADE GAÚCHA DE ORTODONTIA e dos seus magníficos dirigentes, com destaque os professores Dante Marroni Bello, Presidente da SOGAOR e Cléber Bidegain Pereira, Presidente do Congresso.
Dr. Jairo Corrêa
Presidente do Honra do Congresso

 
 
 
 

Dr. Cléber Bidegain Pereira - Presidente do Congresso


EDITORIAL


SÉCULO DO CONHECIMENTO

Filósofos e pensadores atuais têm repetido, insistentemente, que o próximo século será a era do conhecimento. Todos nós já ouvimos e concordamos com isto. Porém, nem sempre conscientizamos a necessidade de providências imediatas, a fim de estarmos preparados para esses novos tempos. A odontologia e a ortodontia vêm evoluindo em passos largos, e é imperativo que os novos materiais e técnicas sejam incorporados ao nosso conhecimento. A informática, por um lado, nos facilita enormemente a aquisição do conhecimento, trazendo até nossa casa, pela Internet e outros meios de comunicação, as fontes de estudos e ensinamentos. Porém, por outro lado, para que se possa desfrutar das facilidades que oferece a informática, deve-se ter um elenco de conhecimentos específicos da área. Manipular computadores e programas serão recursos adicionais indispensáveis, os quais não se adquirem de um dia para outro. Daí a preocupação da Sociedade Gaúcha de Ortodontia (SOGAOR) e da Associação Latino Americana de Ortodontia (ALADO) em realizar este Congresso, oferecendo ensinamentos de informática, em vários níveis. A programação das manhãs é específica para ortodontia. Porém, durante a tarde, a grande maioria dos temas alcança não só a odontólogos em geral, como a todos que atuam na área de saúde, seja na educação ou na clínica. Assim, convidamos os profissionais de saúde, para que participem deste Congresso, integrando-se na nova era do conhecimento.
Dr. Cleber Bidegain Pereira, C.D.
Presidente do 1o Congresso Brasileiro de Informática



             COMITE EXECUTIVO

1o Congresso Brasileiro Informática Ortodontia (Comentários )
Fotografias do Congresso 

Congresso Nota 10
 

Informática na Educação

 Legalidade dos Arquivos Eletrônicos - Comentários