Posicionamento do Conselho Federal de Odontologia diante da Certificação Digital.

“Desenvolver treinamento e conhecimento, junto aos Conselhos Regionais, para implantação da certificação digital.” Esta foi uma das principais novidades do plano de metas apresentado pelo secretário-geral do CFO, Marcos Santana.
 Em um mundo no qual o avanço dos sistemas informatizados é seguido de perto por uma necessidade cada dia maior de segurança – em função da ameaça constante dos supervírus e das clonagens de cartões e documentos – a certificação digital vai se tornando uma ferramenta indispensável. Pois o gerente de Tecnologia e Informação do CFO, Luciano Barreto, procurou traduzir para os dirigentes dos Conselhos de Odontologia o significado de expressões como assinatura digital, chave pública e ICP-Brasil.
 Ao final, a maioria saiu entendendo melhor o que significa “validar juridicamente transações eletrônicas”. Mas, acima de tudo, ficou claro que futuramente instituições com estruturas como às do CFO e CROs
não poderão prescindir da certificação digital, seja para gerar documentos eletronicamente e enviá-los com segurança pela internet, seja para digitalizar os documentos arquivados ainda em papel – formato, ao que parece, com os dias contados.

Baixe a apresentação completa sobre “Certificação Digital” na pagina do CFO
 

Manifestação de André Lemos
MANIFESTAÇÃO DE ANDRE LEMOS
Dezembro 2003
A Odontologia representa hoje a classe profissional mais avançada na aplicação da certificação digital, e com isso vem trazendo para seus profissionais maior valor jurídico aos seus documentos e prontuários eletrônicos. Enquanto outros profissionais "apenas discutem" a Certificação Digital, a Odontologia coloca o assunto em prática: em maio deste ano foi realizado pelo CRO-RS o Fórum Legalidade de Arquivos Digitais, repetido no VII CIOPAR  em agosto; em outubro foi a vez de o CRO-GO promover o Fórum de Certificação Digital, proporcionando aos cirurgiões-dentistas exemplos e aplicações para serem incorporados à sua atividade clínica.
Já está marcado para os dias 12 e 13 de março de 2004 o FÓRUM VALIDAÇÃO JURÍDICA DOS ARQUIVOS DIGITAIS NA ODONTOLOGIA, a ser realizado em São Paulo pelo CRO-SP. O evento promete ser um marco, referência importante para a odontologia e demais profissões na esfera da certificação digital.

André Lemos (assinado eletronicamente)
Consultor de Certificação Digital do CRO-SP e CRO-RS