COMO LER OS ARQUIVOS DIGITAIS AUTENTICADOS

ATUALIZADO EM 3/05/2003

Cleber Bidegain Pereira

Os arquivos digitais autenticados em Cartório têm formato proprietário e somente são lidos por um programa especial. Isto, no entanto, não representa problemas pois este programa é gratuito e pode-se baixar facilmente da Internet.
A UniCERT é uma mega empresa internacional, com filial no Brasil, uma das credenciadas pela
Autoridade Certificadora Raiz ( AC-Raiz) do Instituto Nacional da Tecnologia de Informação  ( ITI ).
UNISIG é o programa que lê os arquivos autenticados pela UniCERT.  Para baixar o UNISIG clicar na figura abaixo, que leva para

a pagina da UniCERT-Brasil.  Nela  procure o programa UniSIGN, cujo ícone segue em baixo






Siga as instruções.  Saiba que deverá fazer seu credenciamento na UniCERT-Brasil e aceitar as condições de não modificar o programa.
Depois poderá baixar o UniSIGN e irá receber, imediatamente, mensagem com senha e instruções detalhadas de instalação.
A senha para a instalação do UniSIGN tem validade curta. Instale o programa, com esta senha, em todos os seus computadores se assim desejar.  Também, se a senha perder validade, não há problema pode ser requerida novamente, bastando credenciar-se, o que pode ser feito com os mesmos dados.

Para ler os arquivos autenticados necessita-se ainda o programa Acrobat Reder. Que também está disponível, gratuitamente, na Internet.
Para baixar o programa Acrobat Reader, gratuito, basta clicar no botão 
Depois de instalados estes dois programas em seu computador estará apto para ler arquivos eletrônicos autenticados pela UniCERT-Brasil.  O arquivo autenticado abre no UNISIG e depois é lido no Acrobat.

NOTA: Os arquivos autenticados a seguir foram transformado em imagens JPG, única maneira de seres vistos aqui, neste HTML.  Se estes arquivos forem  impressos perdem sua validade jurídica.  Podem ser apresentados em papel no Tribunal, porém, certamente o juiz irá pedir o arquivo eletrônico autenticado original. Há ainda a alternativa de que este impresso, feito em qualquer tempo, seja levado a um Cartório, junto com seu original eletrônico autenticado e o Cartório autenticará o papel, com Fé Pública, reconhecendo sua identidade com o original autenticado.
 
 




Os arquivos eletrônicos autenticados originais, mostrados acima em imagens JPJ, podem ser baixando de minha homepage e vistos no original, depois de instalados os programas referidos.

http://www.cleber.com.br/auten.pdf.p7z
http://www.cleber.com.br/auten3.pdf.p7z



Você pode baixar gratuitamente o  software X-Sign, cujo View pode ser baixado nos sites : www.8oficiobh.com.br   e também  www.kriptonet.com.br
 

                     Entenda a autenticação dos arquivos eletrônicos 

               Linux terá certificado da ICP-Brasil 

               Maiores informações sobre aquisição de Certificados: