TRANCRITO DO JORNAL DA ABOR-RS - ABRIL 1998


 
     QUALIDADE DE VIDA 
 

Amamentação,
Uma abordagem multidiciplinar.

Serviço de Nutrição Clinica do Hospital Moinhos de Vento
 

A "Semana Mundial de Amamentação", criada em agosto de 1992, e comemorada a cada ano procurando reiterar as decisões tomadas na "Declaração de Innocenti", compromisso assinado por 40 países, inclusive o Brasil, visando promover, proteger e apoiar o aleitamento matenrno. A campanha tem o apoio do UNICEF e da Organização Mundial de Saúde.
A amamentação e muito importante, tanto como fonte de nutrição para o bebê, como pela transferencia de imunidade que a mãe oferece através da imnouglobulina A, presente no colostro. Os aspectos psíquicos e emocionais do binômio também recebem ênfase especial, pois durante o aleitamento materno se estabelece a cumplicidade e o vínculo afetivo entre mãe e bebê. O trabalho mecânico realizado na ordenha é pouco citado, pois a produção cientifica de cirurgiães dentistas, fonoaudiologos, fisiologistas e otorrinolaringologistas é reduzida.
Apesar de envolver apenas a mãe e o bebê, o ato de amamentar necessita da participação do pai, em um processo familiar de incentivo. É importante também a colaboração dos profissionais da saúde.
Na amamentação o bebê aprende a postar corretamente a língua, ganhando tônus adequado que viabilizará as corretas funções orais, possibilitando uma boa oclusão por afastar hábitos como sucção de polegar e chupetas, uma vez que o bobê satisfaz, no seio da mae, sua necessidade neural de sucção.
Segundo a dra. Gabriela Dorothy de Carvalho, especialista em cirurgia buco-maxilo-facial, " a classe odontológica depara-se constantemente com alterações oclusais, de estrutura e funcionaldos orgãos do sistema estomatognático.  Ortodontistas e ortopedistas funcionais, no dia-a-dia da clínica, testemunham a importância da Forma x Função x Espaço Funcional, de cujo equilíbrio depende a estabilidade de nossas correções ". Atualmente, o mundo está atento para outros interesses que a amamentação pode satisfazer. A correta vivência das funções orais, com o acertado desenvolvimento das estruturas nelas envolvidas, são importantes para que as adequadas funções se estabeleçam. Gabriela tem pesquisado e estudado a relação entre amamentação e seus efeitos no sistema estomagnático.
Esses motivos apresentados são justificados para estimular o cirurgiao dentista a apoiar, defender e divulgar a amamentação, estudando, participando de grupos que propagam a amamentação. O Hospital Moinhos de Vento, visando apoiar e incentivar a amamentação inaugurou, no ano passado, o "Alojamento Conjunto" e a "Recuperação Obstétrica". Os profissionais que atuam na maternidade contam com um grupo multidisciplinar para assessorá-los em questões de aleitamento materno, incentivando e apoiando a mãe.


Fonte: Amamentação - uma avaliação abrangente, Dra. Cabriela Dorothy de  Carvalho, CD Especialista em Cirurgia Buco-maxilo-facial
 


                                Veja imagens  e posição correta na amamentação 

                               A amamentação e a Odontologia